Você certamente já ouviu falar da Internet das Coisas (Iot) em algum momento de sua jornada tecnológica. Muito provavelmente, faz uso dela no seu dia a dia, seja no trabalho, seja na sua rotina pessoal.
Cada vez mais presente em diversos aspectos da nossa vida, a Internet das Coisas ainda tem muito potencial de crescimento. Por isso, neste post, vamos mostrar como sobre essa tecnologia vem se desenvolvendo e o que ainda está por vir.
O que é Internet das Coisas?
Internet das Coisas trata-se dos bilhões de dispositivos espalhados por todo o mundo que estão conectados à internet e que conversam entre si. Isso torna possível reunir informações, analisá-las e, a partir disso, criar ações oriundas do processamento de dados — agora, em volume muito maior do que quando a internet circula apenas pelos computadores, celulares e tablets.
Em resumo, a IoT possibilita a conexão integral 24 horas por dia, desde o celular até o smartwatch, passando pelos aparelhos de assistência virtual, televisores, geladeiras e até mesmo lâmpadas.
Ela permite uma maneira mais inteligente de trabalhar e viver, possibilitando que os indivíduos tenham controle de grande parte dos aspectos que envolvem suas vidas — além de ser uma grande aliada dos negócios, tanto por sua aplicabilidade nas organizações quanto pelas novas possibilidades de produtos e serviços ofertados aos clientes.
Como a IoT é aplicada nas empresas?
Com a IoT, as empresas passam a ter uma visão em tempo real do funcionamento dos seus sistemas, coletando dados que vão desde o desempenho das máquinas às operações de cadeias de suprimentos e logística. Além disso, ela permite a automatização de processos e a redução de desperdícios — e, com isso, a redução de custos.
Ela abrange todos os setores, incluindo assistência médica, finanças, varejo e empresas voltadas para a produção de produtos finais. Até mesmo a agricultura, que, a partir do uso de sensores, pode monitoraar as plantações e prever os padrões de crescimento.
Quais são os benefícios da Internet das Coisas?
Para as empresas que escolhem investir na Internet das Coisas, algumas das principais vantagens são:
- monitoramento de processos comerciais;
- melhor experiência do cliente;
- economia de tempo e dinheiro;
- mais podutividade;
- Integração e adaptação dos modelos de negócios;
- auxílio na tomada de decisões;
- diferencial competitivo;
- possibilidade de novos produtos e serviços.
A Internet das Coisas incentiva as empresas a repensar a maneira como abordam seus negócios, indústrias e mercados, além de fornecer as ferramentas necessárias para o aprimoramento des estratégias. O conceito de IoT é um dos mais importantes da tecnologia moderna e continuará a ganhar força à medida que mais organizações percebem o potencial dos dispositivos conectados para mantê-los competitivos.
Enquanto a internet das coisas evolui e se integra mais e mais a processos cotidianos, a tecnologia e a segurança continuarão sendo fundamentais para aprimorar o seu negócio.